História

  A organização-mãe da Associação PEDE-Brasil é a FUNDAÇÃO CHILDREN ASKING que significa CRIANÇAS CLAMANDO.

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 O que é um clamor?

Clamar significa pedir muito, em alta voz, gritar, insistir, implorar... Existem crianças clamando... Você pode ouvi-las? Faça silêncio por um instante e tente ouvir o clamor das crianças. Você não ouviu, não é mesmo? Isto por que este clamor não se ouve com a audição, e sim com o coração, com o espírito. Nesta hora milhares de crianças clamam de maneira desesperadora, algumas berrando mesmo, gritando usando suas vozes, outras num grito silencioso da alma, do olhar.

 

 

 

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As crianças clamam por não terem supridas suas necessidades mais básicas. Este fato as impede de ter esperança, de crescer plenamente, de ter um futuro digno. O pior disso tudo é que a criança é um ser frágil que não tem condições de lutar por si própria, por seus direitos. Ela depende dos adultos para fazerem algo por elas. Daí a importância da igreja de Cristo abrir seus ouvidos espirituais para ouvir o clamor destas crianças. 

 

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A igreja, de um modo geral, já tem executado ações em direção às crianças, realizando EBF, culto infantil, EBD, entre outras atividades, porém, são atividades esporádicas, sem continuidade e sem envolvimento e não suprem todas as necessidades de uma criança. As crianças estão clamando por uma vida plena, vida esta que só Jesus pode dar, e quer dar através de sua igreja.Deus tem dado uma estratégia com esta finalidade à Fundação Children Asking, através da Associação PEDE- Brasil, é o apoio ao desenvolvimento de um projeto, pela igreja, que tenha como objetivo proporcionar este crescimento pleno para as crianças através de Jesus. Para que conheçam a Jesus, tenham esperança e um futuro digno. 

 

 

 

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 Sabe como uma criança conhece a Jesus? Através da vida e do amor de um crente. O Pastor Eric Visser conta que numa visita a um projeto do RJ observou uma criança sozinha num canto e perguntou se ela conhecia a Jesus, ao que ela respondeu:” Não, não conheço a Jesus.” Eric se perguntou como isto poderia ser possível se aquela criança cantava sobre Jesus, orava e ouvia histórias sobre Jesus. Ele se aproximou da criança e lhe deu um abraço para demonstrar seu amor por ela, depois perguntou novamente: “E agora, você conhece Jesus?” a criança respondeu: “Agora conheço.” Nenhuma ação será realmente eficaz na vida de uma criança se não for feita com o amor que só existe em Jesus. Por isto deve ser do crente esta tarefa.

 Por um desenvolvimento integral

 

PEDE Menino De Deus 27 Então, do que uma criança precisa para ter uma vida plena, um crescimento pleno? A resposta para isto está na vida do próprio Jesus, nosso mestre, a quem imitamos e devemos sempre imitar. Jesus foi criança também, e a bíblia nos diz que Ele cresceu plenamente em todos os aspectos da vida do ser humano. Jesus, nosso mestre, foi nosso exemplo em tudo. Ele foi humano como nós e experimentou todas as fases do nosso desenvolvimento: foi bebê, criança, jovem e adulto. “E crescia Jesus em Sabedoria, estatura e em graça para com Deus e diante dos homens” Lucas 2:52

 

PEDE Dos Anjos

 A bíblia nos mostra como foi o crescimento de Jesus neste versículo de Lucas. Neste texto temos todo um manual sobre como deve ser o desenvolvimento de uma criança para que ela tenha uma vida plena. É objetivo dos projetos PEDE atuar aonde já falharam a sociedade e até mesmo a família, pois estes segmentos deixam a desejar em algum ou em muitos aspectos do desenvolvimento da criança. Cristo viveu em plenitude podemos e devemos seguir seu modelo para que os nossos pequeninos também tenham esta possibilidade. Vamos analisar cada aspecto do desenvolvimento de Jesus: "Jesus crescia em Sabedoria"- Desenvolvimento Cognitivo.

 O desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento do intelecto do indivíduo.

Jesus Fonte Da Vida RJ 2O setor da sociedade que deveria promover este desenvolvimento de maneira mais incisiva é a escola. Porém, não é segredo que o ensino está deficiente. As crianças têm dificuldades de raciocinar as coisas mais básicas. A metodologia usada é ineficaz, não se ensina para a vida e sim para acúmulo de informações que não têm razão de ser para a criança e o adolescente.

O PEDE precisa ser o diferencial, promover este desenvolvimento de forma concreta, atraente e lúdica. Mostrando que o que se aprende se usa na vida. Não apenas visar o sucesso com as notas escolares e sim se houve realmente o aprendizado. 

“Jesus crescia em Estatura”- Desenvolvimento Físico

Para acontecer um bom desenvolvimento físico a criança precisa de boa alimentação, bons hábitos de higiene e saúde, praticar atividades físicas, ter um acompanhamento médico, entre outras coisas. Sabe-se que, para que ocorra o aprendizado, a criança precisa estar bem alimentada e gozando de boa saúde. Criança doente ou com fome tem dificuldades para aprender, pois não consegue usar toda a potencialidade de seu organismo nesta atividade. Muitas crianças do projeto não conseguem ter um bom desenvolvimento físico por não terem condições financeiras para isto ou por ignorância dos pais. Daí a importância do projeto proporcionar ações de cuidado com o desenvolvimento físico das crianças.

“Em graça para com Deus”- Desenvolvimento espiritual


Deus se agradava de Jesus, Jesus se desenvolvia espiritualmente.
O aspecto do desenvolvimento menos trabalhado com a criança de hoje é, sem dúvida, o espiritual. A sociedade tem criado seres sem credo, sem relacionamento com Deus. Através da educação cristã, as missionárias facilitadoras podem apresentar a Cristo e levar a criança a ter um relacionamento com Deus. Quando envolve-se com Deus e tem a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, a criança experimenta da vida nova, rica e plena que só Jesus pode oferecer. Esta vida plena envolve a melhoria no aprendizado e em todos os aspectos da vida.

“E para com os Homens”- Desenvolvimento sócio-emocional

Somos seres complexos, dotados de sentimentos e emoções. A maneira como lidamos com elas, determina a qualidade de nossos relacionamentos com o próximo.
Não se ensina muito sobre como educar as emoções e os sentimentos. Porém, o sucesso neste aspecto do desenvolvimento pode resultar também em sucesso no processo de aprendizado.
Crianças que sabem controlar a raiva, que se expressam, reconhecem seus sentimentos e tem boa auto-estima, tem muito mais chances de sucesso que outra já que não trabalha suas emoções.
O desenvolvimento sócio-emocional pode ser trabalhado através de artes, música, dança, correspondência, etc.

 

MOTIVAÇÃO PARA ESTE TRABALHO

Este trabalho é árduo, exaustivo e os resultados aparecem a longo prazo. Mas quando aparecem, dão grandes frutos para a vida toda.
É comum, quando estamos diante de grandes desafios, acharmos que não iremos conseguir, que não somos capazes. É difícil ter a motivação necessária para realizar empreitadas grandes, ainda mais, quando o que se tem em troca não é do campo material e sim espiritual.
Deus já planejou o momento da vitória. Só precisamos estar dispostos a sermos seus ouvidos e ouvir as crianças clamando. Precisamos nos deixar ser usados por Deus para povoar o céu com as almas destes pequeninos. Livrá-los do jugo da pobreza material, social e espiritual.
A sociedade tem falhado, algumas famílias tem falhado, as escolas tem falhado... Não precisamos nem devemos assumir a responsabilidade delas, mas não podemos ficar omissos a destruição de vidas de crianças, que são inocentes e não têm como lutar sozinhas. É papel do adulto lutar por elas. É papel da igreja fazer algo por elas.


O QUE FAZER ENTÃO?

Você pode impactar a vida de uma criança de diversas maneiras. Você pode ser:

• Líder de projeto - Coordenando o projeto de uma igreja local;
• Missionário facilitador - executando o plano pedagógico com as crianças;
• Mantenedor - Ajudando no sustento financeiro do projeto com ofertas periódicas;
• Doador - doando recursos materiais ao projeto
• Padrinho - Adotando uma criança num relacionamento através de oração e correspondências, além de contribuir financeiramente com as despesas da criança no projeto;
• Intercessor - Orando sistematicamente pelas crianças e funcionamento do projeto;
• Visitador - Visitando as famílias das crianças;
• Etc.

Porém, não é preciso preencher todas estas vagas para se ter um projeto na igreja. O que se precisa para começar é:

• Igreja envolvida;
• Pastor que apoie;
• Crianças - no mínimo 12 numa turma;
• Plano pedagógico - Através da coordenação da Associação PEDE-Brasil;
• Local para reunir as crianças.

Alguns estados brasileiros já podem comprovar a eficácia do programa PEDE. Temos projetos espalhados nos estados do Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

No estado do Piauí, por exemplo, o PEDE tem se tornado uma ferramenta muito eficaz na plantação de igrejas, já que o missionário local inicia o projeto PEDE e em seguida forma a congregação. É o braço da igreja na comunidade sedenta.

 PARA TERMINAR

Você certamente se lembra desta imagem:

Perfil9

 Ninguém ouviu o clamor desta criança síria. Abra ou ouvidos e ouça o clamor das crianças à sua volta. Não resistamos ao chamado do Senhor e transformemos o clamor de uma criança em risos de alegria.